A quinbanda dentro da umbanda

Blog de afroumbandista :Mãe Fatima de OYÁ, A quinbanda dentro da umbanda

A QUIMBANDA DENTRO DA UMBANDA DE CATIMBÓ.

AS SETE LINHAS DA ESQUERDA.

EXÚ E BOMBO GIRO NA UMBANDA.


Origem da Palavra QUIMBANDA

Muitos Sacerdotes chegam a afirmar que Quimbanda é o lado negativo da Umbanda, e para outros uma prática a magia negra.

Mas sabemos que a magia não tem cor, nem é branca, nem é negra, magia é só uma. O bem ou o mal está dentro de cada ser humano. Temos o livre arbítrio de pensar e agir como quizermos. E, o que é errado para uns, é certo para o outros.

O substantivo Quimbanda, não sofreu influência de nossa lingua, a palavra Quimbanda está dentro do nosso conteúdo gramatical, da mesma maneira real que surgiu de sua verdadeira fonte de origem, que é o Quimbundo.

Tem origem no Quimbundo que é uma mistura de dialetos africanos, criado pelo governo para ser ensinado nas escolas das colônias portuguesas, afim de que todos angolenses se entendessem entre si nas regiões tribais de Angola e Moçambique.

Vejamos:

Quim ou Kim, quer dizer: médico ou grão-sacerdote dos cultos Bantos.

Banda quer dizer: lugar ou cidade.

Quimbandeiro quer dizer Grão-sacerdote dos cultos Bantos, vindos de Angola, Moçambique e Benguela.

No Brasil ficou definido como sendo uma linha de fundamental importância dentro do sistema Umbandístico.

Hoje em dia tem muitas pessoas que praticam a Quimbanda Negra, um culto voltado mais para as artes das Trevas.

As sete linhas da Quimbanda:

Assim como existem as sete linhas regidas pelos Orixás, que organizam as forças existentes no universo conhecido. A Umbanda dos nossos amados Orixás, também conta com uma divindade chave, os guardiões dos portais, dos terreiros ou tendas, são o nossos amados Exús e Bombo Giro (Pomba Gira), chamados pelos nossos mais velhos de Compadres ou Comadres.

O Culto de Exú ficou conhecido como Quimbanda, da mesma forma que o astral superior se organiza em 7 (sete) linhas, o mesmo acontece e processa com os Exús e Bombo Giros, pois, como se sabe, " tudo que há em cima, há em baixo."

Esta é uma lei universal, tudo tem o seu lado oposto ou energias que se completam, desta forma acho que facilita o entendimento da existência das sete linhas da Umbanda e da Quimbanda e uma total e harmoniosa compreensão destas linhas, estão em equilíbrio perfeito, resultante dos movimentos dos opostos, com o objetivo da restauração do equilíbrio e movimento perpétuo e necessário para a Existência de vida em sua concepção maior.

As linhas da Quimbanda, assim como as linhas da Umbanda, são em número de sete. Vejamos :

1ª Linha de Oxalá Linha Malei - Linha - Chefe - Exú Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados. Os componentes desta linhas são os componentes do Alto Comando do Povo e do Reino de Exu.
Componentes da Linha do Exu Rei ou Malei:

Exu Rei das Sete Encruzilhadas
Exu Marabô
Exu Mangueira
Exu Tranca Ruas das Almas
Exu Tiriri
Exu Veludo
Exu dos Rios ou Campinas
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas

2ª Linha de Omulu Linha da Almas - Chefe - Omulu, encontra-se nesta linha espíritos vulgarmente conhecidos como omulus, e isto se deve pelo fato de estarem este espíritos sob a regência do Orixá Omulu, Tem por morada os cemitérios, onde também são realizadas suas entregas, amalás, ebós, etc., etc.
São os componentes desta linhas:

Exu Mirim
Exu Pimenta
Exu 7 Montanhas
Exu Ganga
Exu Kaminaloá
Exu Malê
Exu Quirombô
Pomba Gira - Pomba Gira das Almas

3ª Linha de Ogum Linha do Cemitério ou dos Caveiras - Chefe - Exu Caveira, tendo sob sua responsabilidade as ações dos espíritos vulgarmente conhecidos como Caveiras. Toda a legião destes espíritos trabalham e respondem obediência a Exu Caveira, recebem suas oferendas dentro dos cemitérios.
São os componentes desta linha:

Exu Tatá Caveira
Exu Brasa
Exu Pemba
Exu do Lodo
Exu Carangola
Exu Arranca Toco
Exu Pagão
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha dos Cemitérios

4ª Linha de Yemanjá Linha Nagô Chefe - Exu Gererê, os espíritos que são os componentes desta linha são exímios entendidos na pratica da magia, seja astral, seja natural ou qualquer outra forma ou modalidade a eles requisitados. Sua atuação principal é dentro da magia vodu, muito conhecida a nível superficialissímo, sendo esta modalidade da magia, ensinada a pouquíssimos iniciados, haja vista sua complexidade, sua extrema e perigosíssima eficiência, que em mãos erradas podem resultam grandes e as vezes irreversíveis conseqüências, tanto ao operador quanto a infeliz vítima. Quero deixar claro que a magia vodu pode ser amplamente requisitada e usada para fins maléficos, na qual obtém resultados rápidos e por demais eficientes, contudo a magia vodu também, é, e, deveria assim ser, utilizada para fins benéficos e virtuosos. Os espíritos que se apresentam dentro desta linha são denominados vulgarmente de "Gangas". Este fato é existente pelo pouco conhecimento que se tem que o chefe desta linha é Exu Gererê, ou seja é ele um Exu pouco conhecido, porém, confundido com Exu Ganga, que por sua vez, é por demais conhecido dentro das giras Umbandistas e Quimbandistas, e é este Exu, elemento desta forte e perigosa linha da Quimbanda.
São os elementos desta linha:

1 - Exu Quebra Galho
2- Exu 7 Cruzes
3- Exu Gira Mundo
4- Exu dos Cemitérios
5- Exu da Capa Preta
6- Exu Curador
7- Exu Ganga
Pomba Gira- Pomba Gira Maria Padilha


5ª Linha de Xangô Linha de Mossorubi - Chefe - Kaminaloá, os espíritos desta linha possuem um especialidade de manipular a mente, causam e curam males de origem espiritual que possam causar perturbações dentro da mente dos seres humano. São exímios conhecedores da mente humana e por esta razão são evocados para trabalhos onde há tratamento mental. Também são operadores da justiça por sua ligação com Xango.

São os elementos que compõe esta linha:

1- Exu dos Ventos
2- Exu dos Morcego
3- Exu 7 Portas
4- Exu Tranca Tudo
5- Exu Marabá
6- Exu 7 Sombras
7- Exu Calunga
Pomba Gira - Pomba Gira Maria Molambo

6ª Linha de Oxóssi Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Chefe - Exu Pantera Negra, esta linha se apresentam como se fossem caboclos, índios, enfim, tendo especialidade em trabalhos de cura e desobsessão.

São os elementos desta linha:

1- Exu 7 Cachoeiras
2- Exu Tronqueira
3- Exu 7 Poeiras
4- Exu da Matas
5- Exu 7 Pedras
6- Exu do Cheiro
7- Exu Pedra Negra
Pomba Gira - Pomba Gira da Figueira

7ª Linha de Ibêji Linha Mista - Chefe - Exu Tiriri, e todos Exus Mirins. Nesta linha também vem alguns Exux Kiumbas, ou seja, espíritos desencarnados, espíritos de mortos, que servem a Exu.

Linha Ibêji ou de Yori.

Exu Tiriri
Exu Toquinho
Exu Manguinho
Exu GanExu Lalu
Exu Veludinho
Exu Mirim.

 

domingo 10 abril 2011 10:57



Nenhum comentário A quinbanda dentro da umbanda



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.108.89) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para afroumbandista

Precisa estar conectado para adicionar afroumbandista para os seus amigos

 
Criar um blog